terça-feira, 7 de setembro de 2010

Há ninguém?



Este conto não está completo aqui. Sua ideia surgiu assim que acordei. Precisava preparar provas e outras atividades mas uma idea fixa persistiu. Lembrando de minha infância um pensamento sempre esteve presente nela: como seria se só existisse eu no mundo?
Há ninguém?

Fui acordado por um súbito pesadelo. Havia tanta gente na minha casa que ela começava a inchar, as paredes racharam até estourar, os vidros se quebraram, a porta foi derrubada, meu carro empurrado descendo ladeira abaixo.
Acordei com o infantil desejo de não ver ninguém. Pus minha velha calça desfiada de jeans claro, calcei meus tênis, vesti uma camiseta preta e saí por aí. Esperando não ver ninguém.
Realmente me animei ao não ver ninguém nas ruas. Não havia ônibus, carros, nem pessoas. Lembrei que era feriado: 7 de setembro. Realmente, para quem é brasileiro não há muito que comemorar. Mas fiquei feliz. Por enquanto minha casa não seria explodida por gordura humana.
Não fiquei no ponto esperando um ônibus na esperança de que ele não viesse mesmo. Então fui andando até o ponto comercial mais próximo. No caminho não havia pessoa alguma. Parecia um milagre, a realização dos meus maiores desejos. Minha felicidade era plena. Sorria com o brilho do sol em meu rosto. Comecei a dançar enquanto andava, e a cantar também. Qualquer coisa sem sentido, criado na hora. Essa maluquice me causaria vergonha na frente de alguém, mas não há pecados, nem vergonha num mundo sem ninguém. Pelo menos por enquanto. Meu coração me dizia para aproveitar a vida enquanto o mundo é meu. Só meu.
Quando cheguei ao centro comercial, estava tudo vazio. Mas estranhamente todas as lojas estavam abertas. Pensei que isso era uma pegadinha. O bairro, a região, a cidade toda de sacanagem comigo, como naquele filme de Jim Carrey. Para testar meu senso de ética e cidadania.
Resolvi dar a resposta de cidadão atuante e compromissado para com a qualidade de respeito mútuo entre os concidadãos entrando numa lanchonete que não havia ninguém. Fui para trás do balcão, descasquei uma manga rosa, cortei-a em pedaços, pus no liquidificador, peguei uma maçã, cortei-a em pedaços, pus no liquidificador, peguei meia dúzia de morangos, pus no liquidificador. Bati tudo. Assim mesmo. Sem água. Bebi no liquidificador. Que delícia!
Fiz as contas, abri o caixa e paguei. Deixei o troco com eles.
Segui andando na mesma direção. Resolvi entrar numa galeria que tem moda voltada para o estilo “rock”. Peguei uma camisa tamanho GG: grande e gordo. Vesti, esqueci de pagar, deixei minha camiseta lá e fui para as ruas. Pela primeira vez ia poder sair sem me chamarem de roqueiro safado. No caminho, passei numa loja de playboy e peguei emprestado um boné vermelho de marca. O manequim na vitrine não falou nada. Sabe como é: quem cala, consente.
A quadra da escola de samba estava aberta. Entrei lá cantando trem das onze e gargalhando. Ninguém reclamou. As mulatas não me olharam, os irmãos não perguntaram que o branquelo “tava” fazendo ali. Batuquei em tudo, pendurei um biquíni de passista na vassoura, peguei um cavaquinho e fiquei tocando Black Sabbath.
Me enjoei daquilo e voltei para as ruas. Fui até a linha férrea e fiquei esperando uma composição passar. Nada. Esperei mais. A mesma coisa. Entrei então na banca de jornal e li todos os jornais do dia. Depois li algumas revistas de história, literatura. Depois passei para os quadrinhos. De aventura, humor, infantis, mangás.
A fome bateu e fui almoçar. Tenho de comer bastante antes de começar a fazer minha própria comida, pensei. Fui ao shopping center e fiz dois pratos: um com espaguete, almôndegas, lingüiça mineira, feijão tropeiro e outro com fatias de provolone, parmesão, presunto, batatas fritas, frango empanado e alguns salgados. Tomei chope escuro. Passei no restaurante ao lado e peguei um molho vermelho bem picante e pus no meu espaguete.
Me senti muito solitário sentado ali na praça de alimentação sozinho. Deixei os pratos lá, mas o chope não. Fui até o andar de baixo. Passei uma cantada naquelas manequins de lojas para obesas. Disse que o vestido caiu muito bem. Convidei-a para almoçar comigo. A fofucha topou. Carreguei-a nos braços porque sou um homem romântico.
Ela não quis comer. Disse que estava de dieta. Mas peguei um chope para ela e outro para mim. Falei que esse sobrepeso era seu diferencial. Disse para olhar nos meus pratos. Não há um naco de osso, apenas carne. E gordura. Gordura é felicidade. Ela riu e ficou envergonhada. Comi tudo. Ficamos de mãos dadas conversando sobre a poesia non sense de Lewis Carrol. Vi as horas no meu celular e disse a ela que precisava fumar. Não demoraria muito. Logo estaria de volta. Saí da praça de alimentação. Saí daquele andar. Saí do shopping center.
Fui ao mercado popular. Lá procurei logo as lojas de bebida e comecei a criar uns drinques. Batizei um por um e anotei a receita numa folha de papel. Me embebedei e dormi numa cadeira de salão de beleza.


Leia também as 2ª e 3ª partes deste conto:

Há ninguém? 2

Há ninguém? 3

4 comentários:

  1. Acho que essa história é uma forma de desabafar, que a sua familia o oprime, que você é tão sufucado por ela, que vê todos no mundo como uma parentada grotesca o incomodando. Como se todos fossem Garcez e que se pudessemos concentrar toda essa garcezada em um lugar só fariamos e fugiriamos deles, você só deu mole por fazer isso dentro da sua casa (Não se caga no prato que se come -hahhaha!)

    ResponderExcluir
  2. Apesar de solitário, me parece perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante se você narrasse também numa faculdade, mas, mesmo assim, está ótimo!

    ResponderExcluir
  4. tem uma menção como cenário. vai lendo as outras partes.

    ResponderExcluir