quinta-feira, 2 de setembro de 2010

La Hacienda de Dolores



Este é um projeto que desenvolvi com uma colega de trabalho, a Prof.ª Nilma. Folheando uma revista didática li que máquinas fotográficas podem ser usados como recurso para trabalhos extras. Como gosto de ousar em quaisquer campos da minha vida, perguntei por que não criar uma fotonovela disse para mim mesmo que os transformaria em grandes atores.
Simplesmente adorei a ideia deles de escolherem uma novela mexicana. Nilma criou grande parte do enredo, eu, do roteiro (que ainda está sendo terminado). É uma experiência nova para mim. Espero fazê-lo com muito esmero e carinho. Poucas são chances de criação em conjunto, logo, não devo desapontá-los.
Então aguardem, porque vem aí:

LA HACIENDA DE DOLORES

Elenco

Roberto Miguel Sanchez – Jorge (Médico cirurgião plástico)
Maria Guadalupe – Marcelle (Empregada dos Hernandez e catequista)
Consuelo Ortigosa – Rafaela (Administradora da empresa Hernandez)
Pancho Villa – Lucas (Fazendeiro rico)
Alejandro Hernandez – Juninho (Empresário no ramo de biscoitos)
Rafaelita – Mariana (Secretária da empresa Hernandez)
Vitor Valdes – Erick (Capataz de Pancho Villa)
Juan Martin – André (Amigo de Maria Guadalupe, apaixonado por Rafaelita)
Ramon – Kalleb (Vigarista, apaixonado por Consuelo)
Antonio Gutierrez (Vasco Villa) – Rodrigo (Ex-fazendeiro, pai de Pancho Villa)
Lobo mau – Kalleb (Personagem na estória errada)
Mãe de Maria Guadalupe – Juliana
Esposa de Ramon – Nilma ou Thaís
Esposa de Vitor Valdes – Thaís ou Roberta

Enredo

Prólogo

O pai de Pancho Villa, Vasco Villa, fazendeiro, roubou as terras da família de Maria Guadalupe, que foi deixada em um convento aos pés da imagem de Santa Maria de Guadalupe. Por essa razão foi assim batizada.

Início

Alejandro, Ramon e Roberto Miguel cresceram juntos. Roberto foi estudar medicina na Espanha.
Ao voltar para o México, Roberto Miguel se apaixona por Maria Guadalupe. A mesma e Consuelo se apaixonam por Roberto.
Alejandro se apaixona por Consuelo sem ser correspondido. Consuelo namora com Alejandro visando sua herança. Com isso Alejandro cria um sentimento de ódio e manda Ramon (e Vitor Valdes) dar(em) uma surra em Roberto Miguel, deixando-o cego temporariamente. Nisso, muito religioso, Roberto Miguel roga à Santa Guadalupe que o cure.
No momento em que reza, bate a sua porta a família de Consuelo, para lhe prestar solidariedade. Juntamente, entra Maria Guadalupe, que, ao ver o enfermo, imediatamente cobre seus olhos com um pano que ela diz ser relíquia da própria santa.
E num piscar de olhos, Roberto Miguel volta a enxergar, dizendo que era um milagre, pois a primeira imagem que vira fora o rosto de Maria Guadalupe. Todos correm. Maria Guadalupe chora, Consuelo desmaia. É o começo de um amor arrebatador.
Consuelo casa-se com Alejandro Hernandez tornando-se vice-presidente da empresa.
Juan Martin descobre que Pancho Villa roubara a fazenda do pai e o colocara num asilo, tornando-se dono de tudo. Num momento de confusão (ou bebedeira) diz isso em voz alta e Vitor Valdes o ouve. Temendo que Vitor Valdes conte a Pancho Villa, resolve se abrir com Maria Guadalupe. Vitor Valdes conta o que ouviu a Pancho Villa.
Pancho Villa apaixona-se por Rafaelita. Eles se casam. Porém Rafaelita tem outros planos: faz uma aliança do mal com Alejandro e Consuelo para eliminá-lo. Como Pancho Villa não tem herdeiros, Consuelo, que é prima dele em segundo grau, assumirá a fazenda.
Rafaelita tenta matar Pancho com veneno. Todos pensam que Pancho Villa morreu, mas Vitor Valdes consegue sumir com o corpo de seu patrão. Depois da suposta morte de Pancho, Consuelo assume o controle da fazenda. Consuelo, Alejandro e Rafaelita se mudam para a fazenda dos Villa.
Pancho volta da morte cheio de ódio para se vingar de Rafaelita.
Juan Martin ouve Vitor Valdes dizendo que fora Vasco Villa, o pai de Pancho, que roubou as terras de sua família e que Pancho não morreu. Então ele conta a Maria Guadalupe.
Enquanto pensa que Pancho está morto, Rafaelita se envolve com Alejandro. Maria Guadalupe conta a Roberto Miguel sobre o roubo da fazenda e pede sua ajuda. Pancho visita o pai no asilo e pede conselhos. O pai o repreende. Pancho agride o pai.
O capanga Vitor Valdes conta a Pancho sobre a traição de Rafaelita. Consuelo descobre o caso de Rafaelita e Alejandro mas não se importa. Procura então Roberto Miguel e oferece seu amor. Roberto a despreza com veemência.
Juan Martin invade sorrateiramente a fazenda dos Villa para espiar Rafaelita e descobre sobre a oferta de Consuelo. Conta a Maria Guadalupe que desaba em lágrimas.
Pancho aparece na fazenda dos Villa. Todos ficam aterrorizados. Pancho atira em Rafaelita. Juan Martin se joga na frente, é atingido e morre.
Consuelo atira em Pancho. Todos acham que Pancho morreu. Vitor Valdes leva o corpo de Pancho.
Consuelo decide seqüestrar Maria Guadalupe para que Roberto Miguel a esqueça. Ramon fica no cativeiro.
Pancho vai ao asilo insultar o pai.
Roberto rouba um cavalo da fazenda dos Villa e procura Maria Guadalupe. No meio do caminho pede ajuda. O lobo mau erra de estória, se desculpa e vai embora. Eis que surge o fantasma de Juan Martin (de Chapolim Carmesim), que lhe diz onde está Maria Guadalupe.
Roberto Miguel encontra Maria Guadalupe e a salva. Ramon foge junto com Consuelo. Ramon (conhece uma mulher rica que se apaixona por ele e) abre um restaurante. Consuelo vai para Miami com Alejandro e Rafaelita, formando um grupo de salsa.
Roberto Miguel e Maria Guadalupe vivem seu amor em uma cabana.
O pai de Pancho foge do asilo e descobre o esconderijo do filho. Eles brigam. Vasco Villa mata Pancho.
Como todos se esqueceram da fazenda, Vitor Valdes toma posse dela, tornando-se um produtor de tequila. Guarda um dos bonés do antigo patrão Pancho. Vive na fazenda com sua esposa.

Epílogo

A trama termina com as reflexões de Vasco Villa e sua relação conturbada com o filho Pancho. A última imagem mostra que Vasco roubou as terras da mãe de Maria Guadalupe por ela tê-lo rejeitado.

4 comentários:

  1. Muito boa a história, revendo aqui o que já tinha visto, é um misto de humor e crítica das relações de pais e filhos; questão polêmica essa que infelizmente existe no seio das famílias, sejam elas ricas ou pobres. Penso que é uma história apesar de ser um pouco cômica para ser refletida.

    ResponderExcluir
  2. Achei super maneiro,vi o projeto da fotonovela e esta ficando muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade muita coisa foi mudada do que está aí em cima. Foi preciso para a estória fazer sentido e reforçar outras partes do enredo também. Quanto a denúncia, como Cezar advinhou, ela se dá âmbito moral: é uma crítica à política desse país chamado Brasil.

    ResponderExcluir